
Veja quem está isento do IPTU em Palmas em 2026: mais de 30 mil imóveis estão na lista
Lista com imóveis incluídos no IPTU Social está publicada no Diário Oficial.
-
A isenção do IPTU em Palmas para 2026 abrange imóveis com valor de imposto inferior a 50 Unidades Fiscais de Palmas (Ufip).
-
Para ter direito ao IPTU Social, o contribuinte deve possuir apenas um imóvel para moradia e renda mensal de até dois salários mínimos.
-
Os vencimentos das parcelas do IPTU foram alterados para o final do mês, entre os dias 29 e 31, para facilitar o pagamento.

Moradores de Palmas podem realizar pagamento do IPTU
Em Palmas, 30.304 imóveis estão isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2026. Segundo o município, essas residências se enquadram automaticamente no IPTU Social, pois o valor do imposto, sem os descontos legais, é inferior a 50 Unidades Fiscais de Palmas (Ufip).
Conforme a prefeitura, têm direito ao IPTU Social pessoas físicas que possuem apenas um imóvel em Palmas e o usam exclusivamente para moradia. Também estão incluídos no benefício:
- Proprietário que seja idoso, acima de 65 anos
- Aposentado
- Pensionista
- Deficiente físico
Para ter acesso, os contribuintes precisam comprovar que possuem um único imóvel edificado em Palmas, com renda mensal de até dois salários mínimos.
Cidade de Palmas (TO) — Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins
Pagamento IPTU
O contribuinte que optar pelo pagamento à vista garante 10% de desconto. Esse valor pode ser ampliado com benefícios acumulativos como adimplência (10%), Nota Palmense Premiada (até 10%) e Palmas Solar (até 60%).
O documento pode ser acessado online ou em unidades do Resolve Palmas. Para imóveis declarados como edificados, os boletos do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) serão entregues nos endereços fiscais.





